![]() |
Agente da SERNIC Enterrado Vivo em Moamba
Dois homens, um deles agente do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) afeto à Direção-Geral da cidade de Maputo, foram brutalmente torturados e enterrados vivos por populares no bairro Ngolhosa, no distrito de Moamba, província de Maputo.
Segundo informações divulgadas pela Rádio Moçambique (RM), as vítimas, que eram amigas, dirigiram-se ao bairro para reivindicar a posse de dois terrenos, um dos quais teria sido atribuído a outra pessoa. Ao chegarem ao local, tentaram localizar os antigos proprietários e, sem conhecerem a residência de um dos envolvidos, começaram a fazer perguntas aos moradores da área.
A abordagem gerou desconfiança entre os residentes, que decidiram confrontar os dois homens. Durante o momento de tensão, o agente do SERNIC sacou sua arma de fogo e efetuou disparos para o ar, o que intensificou a revolta popular.
"O homem do SERNIC tinha uma arma. Quando viu a pressão, fez três disparos no ar. A população então capturou os dois homens, espancou-os e, ainda vivos, abriu uma cova e os enterrou", relatou uma testemunha à RM.
Até o momento, os corpos permanecem enterrados no local onde ocorreu o linchamento, sem confirmação de uma remoção oficial pelas autoridades.
As autoridades locais ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso.