Governo dos EUA confirma apoio contínuo a Moçambique com medicamentos antirretrovirais, afirma Ministro da Saúde
O Ministro da Saúde de Moçambique, Dr. Ussene Hilário Isse, anunciou na segunda-feira (03), em entrevista à TV Sucesso, que o governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, manterá seu apoio ao país na distribuição de medicamentos antirretrovirais. A confirmação foi feita durante as comemorações do Dia dos Heróis Moçambicanos, na Praça dos Heróis.
De acordo com o ministro, as autoridades moçambicanas chegaram a um entendimento com os Estados Unidos, assegurando a continuidade do fornecimento desses medicamentos essenciais para milhares de pacientes com HIV. “Eles entenderam nossa preocupação. A questão do HIV está garantida, assim como a redução da transmissão do vírus de mãe para filho. Além disso, nossa principal preocupação com a logística também está resolvida”, explicou Dr. Isse.
O ministro ainda destacou a importância do apoio internacional, mencionando um financiamento de cerca de 400 milhões de dólares, provenientes do PEPFAR e da USAID, como investimentos cruciais para o setor da saúde em Moçambique.
Dr. Isse também mencionou uma reunião recente com o embaixador dos Estados Unidos em Moçambique, Peter H. Vrooman, que ajudou a fortalecer a parceria entre os dois países. “Reforcei a nossa preocupação com a necessidade de salvar vidas e eles confirmaram seu compromisso de continuar apoiando Moçambique, garantindo que a distribuição de medicamentos antirretrovirais não será interrompida, alcançando até as unidades mais remotas do país”, concluiu o ministro.
Para mais atualizações, acompanhe nossas notícias.