
Luto: Morre Fernando Monteiro, escritor e cineasta pernambucano

Fernando Monteiro, escritor, poeta, romancista, cineasta e bacharel em Ciências Sociais, faleceu na noite desta quarta-feira (12), aos 75 anos, deixando a esposa Cristina Monteiro e os filhos Carol e Paulo. Natural do Recife, Monteiro foi uma figura importante na literatura e no cinema, com uma carreira marcada por prêmios e obras reconhecidas.
O velório e sepultamento ocorrerão nesta quinta-feira (13), no Cemitério de Santo Amaro, em Recife.
A carreira literária de Monteiro começou em 1973 com o poema Memória do Mar Sublevado, e ao longo dos anos ele conquistou importantes prêmios, como o Othon Bezerra de Melo, pela Academia Pernambucana de Letras, por sua peça O Rei Póstumo. Entre suas obras mais conhecidas estão Ecométrica (1984), que recebeu o prêmio nacional da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, Hiléiade, publicado em Portugal, e A Interrogação dos Dias, lançado pelo Gabinete Português de Leitura. No campo do romance, destacou-se com livros como Aspades, ETs, Etc e A Cabeça no Fundo do Entulho, que ganhou o Prêmio Revista BRAVO! de Literatura.
Além da literatura, Fernando Monteiro também se dedicou ao cinema, dirigindo documentários e curtas-metragens culturais, que foram exibidos em festivais internacionais no México, Alemanha e Polônia.