![]() |
Moçambique lidera apoio financeiro da USAID entre países da CPLP em 2023
Moçambique foi o país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que mais recebeu apoio financeiro da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) em 2023. O valor total destinado ao país foi de 664,1 milhões de dólares, destacando-se consideravelmente em relação aos demais membros da CPLP.
Em segundo lugar, ficou Angola, com 71,3 milhões de dólares, uma diferença de 592,8 milhões em comparação com Moçambique. O Brasil, por sua vez, recebeu 69 milhões de dólares, seguido por Timor Leste, com 43,7 milhões de dólares. Outros países como Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Portugal receberam valores mais baixos, com Portugal recebendo 6,5 mil dólares.
É importante destacar que a USAID é o maior doador individual de ajuda internacional no mundo, atuando em diversas áreas, como saúde, educação, ambiente e segurança. Em Moçambique, o apoio da agência é principalmente voltado para a área da saúde, com cerca de 400 milhões de dólares direcionados para o combate ao HIV/AIDS.
Embora os dados de 2023 tenham sido disponibilizados, fontes sugerem que informações anteriores possam ter sido ocultadas devido à recente reestruturação da USAID sob a administração do ex-presidente Donald Trump. Há também especulações sobre a transparência dos programas de combate ao HIV/AIDS em nível global.